quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Um trail Azelha!

Depois de se ter ouvido falar pela primeira vez em trail, e se ter visto um ao vivo, a coisa pareceu interessante, daí até se ir fazer uma corridinha para o meio do monte não passou muito tempo (quer dizer, passou algum...).
Apesar da preparação azelha dar mais ênfase à parte ciclistica, não eram 25 kms a correr que iriam assustar uma azelha, neste caso foi a AzelhaP a dar os primeiros passos (largos diga-se, pois era a correr).

A ideia era (e foi) percorrer alguns trilhos adjacentes a Esposende, maioritariamente em trilhos, algum alcatrão, umas quantas escadas (a AzelhaP teve vagar de as contar todas), várias poças (bem que metemos a pata na poça), um bom bocado de areia (rasgada pelo Atlântico) e alguns passeios. Tudo isto bem batido, e depois de servido deu qualquer coisa como mostra o gráfico:


Isto tudo apareceu depois de alguma indecisão matinal (preguiça vá), ajudada pelas condições climatéricas favoráveis à prática da ronha.

Após um vamos ou não, e após a consulta da meteorologia mobile (este telemóvel nunca falha na previsão do tempo) lá decidimos saltar da cama, tomar um bom pequeno almoço, vestir a melhor roupa para este tipo de aventuras e por pés ao caminho. Por falar em pés, para este tipo de brincadeiras o calçado que se utiliza é fundamental para minimizar as dores que se possam sentir, nomeadamente nos dedos. Para tal uns ténis indicados para trail são a melhor opção face aos de running.

Lá vamos nós, preparados para o que ai virá (já foi)


Após a saída da cidade quase que molhávamos o pézinho, valeu um cantinho seco para se poder passar a A28 sem termos de largar alguns €€ de portagem :)


Comentava-se algo tipo: a ultima vez que aqui passei não me recordo deste rio!!!


Mais umas casinhas, umas subidas, algumas pingas no pelo e não é que tivemos mesmo de meter a pata na poça??


Rumo ao Castro de S. Lourenço e começa a chover qualquer coisa...vá, deu para molhar o que estava seco(óbvio né??)


Apesar de bem molhados existia em nós uma fantastica sensação de felicidade em estarmos a fazer algo que bastante gozo dá (e também muitas dores).


Algures depois da foto que se segue tivemos direito a um pequeno bonús, certamente alguém ficou com a agulheta da bussula marada :)



Isto tudo deu origem a um pequeno problema nas ferraduras, resolvido na hora :)


Estaria D. Sebastião ao fundo?


Este é o poço que aparece ao km 12, findo o qual surge-nos o Altar do Sr. dos Aflitos (e que aflitos estavamos dos dedos dos pés!!!)





Sendo o mote do trail alguma dureza, nada melhor que uns bons degraus para ajudar a condimentar.









Podem beber é santificada :)




Ora digam lá que não parece um postal??? :)



Siga embora que ainda faltam 12kms e um mar para atravessar (mal sabiamos que tinhamos mesmo de atravessar o oceano) e a mais bela parte do percurso para fazer!




Mais uns postais :)




E se a fominha aperta, nada melhor que uma bucha rapida :)


Chegados à praia, pouco mais de 20kms feitos, pouco faltava até casa, notou-se a felicidade de estar quase a terminar!!!



Não sem antes atolar os pés na areia... com àgua pelos joelhos digamos... salgada!



Terminado que está o trail uns ficaram com dores nos dedos, outros com um andar diferente, de quem não conseguia dobrar os joelhos, mas acima de tudo ficamos com um sorriso de orelha a orelha e com vontade de repetir mais vezes.

A média final foi de 6.8km/h.

Quem alinha no próximo??

8 comentários:

Olibrito disse...

Dispenso : )

Marco Guerra disse...

BRUTAL :)

Muito porreiro o percurso :):):) não deve ser fácil tanto km a correr, talvez um paço mais lento pelo meio e tal e resolveu-se, digo eu... mas acima de tudo fotos impecáveis e bastante elucidativas do que percorreram.

Venham mais xD

Azelha P disse...

fazer trails é tão divertido como andar de bicicleta! :)

Azelha PP disse...

Azelha P, foi impressão minha ou tavas a rezar ao santinho????... Achavas que ele te ia ouvir... lololol

FRINXAS disse...

F*nix...... Onde estão as bike's?????

A pé???? Tudo isso????

Vocês estão bem?

Azelha P disse...

estamos Frinxas :) nós estamos bem!lol

Marta disse...

Podem vir fazer o próximo aqui a Vila Soeiro, onde fica o percurso do Clube de Montanhismo que é muito bonito! Não sei é quantos kms tem mas para subidas e descidas há q.b.

Azelha P disse...

quando é isso Maria?

eu vi um no Sabugal, mas são 50 km a 20 de Março e eu nao aguento isso,por enquanto. na Guarda nao vi nenhum!