Com o tempo da treta que tem feito, nós, azelha P e azelha PP, pouco exercício temos feito...decidimos desde cedo que este fim de semana, teria de ter exercício, e sem chuva! Seria uma boa oportunidade para fazermos o I encontro indoor das Azelhas.
Já ontem fui avisada pela Azelha PP, de não me esquecer de acertar o relógio e que o encontro seria por volta das 10 horas da manha....ajustei a hora do relógio do telemóvel mas ele reajustou-se e o resultado foi este ao acordar:
Chamada telefónica:
Azelha P: Olha lá não devias estar cá há meia hora?
Azelha PP: Não, é só daqui a meia hora!
Azelha P: Mas afinal que horas são?
Azelha PP: são 9:30, já estou a sair.
Afinal eu não tinha adormecido, se bem que tinha relógios com variadas versões horárias e nenhuma batia certo com as horas reais!
Lá chegou a Azelha PP, ainda estando eu a ingerir o pequeno almoço dietético, para compensar as minhas baixas calorias, e enquanto esperava que eu me despacha-se a comer, ela ingeriu um doce confeccionado na noite anterior a base de pudins flan e bolacha.
E la fomos pedalar juntas...
(sim sim....cravamos o monitor do ginásio para nos tirar uma foto!)
Depois de nos cansarmos o suficiente, sessão de abdominais lombares e a diversão da Azelha PP : O BOSU
Muito eu me ri com as figuras que ela fez :)
Mais uns exercícios para queimar gordurinhas...
Terminámos com uma sessão de alongamentos seguidos a risca pela azelha PP e seguidos de forma algo aldrabada por mim !
Estávamos contentes e sempre foram 2 horinhas dentro daquela sala onde a temperatura, a humidade e o odor são constantes :P
Amanha, se houver sol, vamos pedalar a sério!!!
domingo, 31 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Em busca das Cegonhas... :P
Cegonhas, … nem vê-las… (“já emigraram”), mas “abrolhos”… havia muitos… lol
Começo por dizer que, tendo em conta a distância que separava as duas azelhas, ficou desde logo decidido que cada uma teria a sua missão.
Aqui a azelha "PP" tratou de fazer a inscrição para pedalar por terras de Alcácer… com almoço claro!
Foi então que recrutou “Sr. Secretário” para também ir pedalar.
A maratona começava cedo, por volta das 8:00 da manhã fui levantar os dorsais e qual o meu espanto… havia recepção com direito a pequeno-almoço,
Pão com chouriço e suminhos com fartura. Pessoalmente, devo confessar que não sou apreciadora deste repasto e contentei-me com umas barritas de doce de morango.
Preparei a bicicleta e lá começamos a pedalar,
A volta da praxe pela cidade, e foi então passamos oficialmente pela partida. Seguiram-se uns 2 ou 3 kms em alcatrão, com o trânsito sempre controlado pela polícia, e chegamos finalmente aos trilhos.
Estava uma bela manhã de nevoeiro… Digna de “El Rei D. Sebastião”… :)
Só por volta das 10:30 da manhã é que se começou a sentir a temperatura do sol.
De acordo com os dados fornecidos pela organização, só haveria cerca de 900 m de acumulado… as perspectivas eram boas, aparentemente seria fácil.
Começou com uma zona rolante, mas com um pequeno senão, os caminhos estavam cheios de “abrolhos”, fiquei a saber mais tarde que era assim que se chamavam aqueles picos enormes espalhados pelo caminho.
Eu fui daquelas sortudas que conseguiu passar sem furar, ao contrário do “Sr. Secretário”… :( . Tive que lhe deixar a minha câmara de ar suplente, bomba e desmontas e lá continuei a pedalar… rezando a todos os santinhos para não furar… :).
Foi então que começaram as primeiras subidas… e com estas… as paisagens mais bonitas.
Adorei toda a zona à volta da barragem…
o espelho de água…
as subidas, as descidas,…
o túnel…
Foi então que pensei: “Tenho que trazer cá a azelha “P”… Ela vai gostar disto”.
Eu devo confessar que gostei muito, e para além dos problemas dos furos que afectou alguns ciclistas, nada faltou no percurso,… marcações, pessoas a dar indicações, abastecimentos recheados, e ainda policia nos cruzamentos com a estrada.
A aventura do dia, foi quando ao fim de uma descida (antes do penúltimo abastecimento) dei por mim no meio de uma manada de vacas que comiam alegremente. Travei a fundo, na tentativa de não as assustar e não levar com nenhuma em cima… lol…
Salvou-me ser uma menina do campo, pois a dada altura começaram duas a saltar e eu a ver que elas vinham contra mim… lol… (azelha “P”, desconfio que são parentes da já falecida TOCAS)… :)
Eu sei o estás a pensar azelha “P” – “Mas tu sempre tiveste medo e fugiste das vacas, como é que te safas-te desta???”
:) ... Muita experiencia de observação… Não era a troco de nada que eu as deixava andar á vontade em vez de as segurar pela corda… :)
Proferi algumas palavras que se calhar elas até perceberam… lol… e alguma sorte… uma boa dose de sorte… muita sorte… pronto pronto, uma enorme sorte.
E foi então que cheguei ilesa ao dito abastecimento.
Atestei o canelo com água, comi uma laranjinha e informaram-me que estava no km 47, fiz umas contas de cabeça e constatei que iria fazer cerca de 5 horas e 30 minutos.
A parte que me faltava era plana, já tinham acabado as subidas.
Fiz o resto do percurso à conversa com um companheiro de viagem (sr. Luis - Bike LAB) e já agora os meus parabéns ao menino que estava num ponto de controlo, julgo que era no penúltimo, e que me tirou esta bela foto…
Chegados à zona plana junto aos arrozais, depois de ter passado por este ribeiro com a bike ás costas e água até ao joelho, faltavam-nos sensivelmente 20 km, que foram percorridos ao longo do canal…
A sorte desta azelha é que o canal estava sem água, senão haveria uma certa dificuldade em pedalar em “single track”, lado a lado com a água… :)
Quando cheguei ao fim a organização disse-me que era a única menina dos 80kms :)…, sorte a minha, ganhei o troféu de 1º lugar e um “pack” da “gold nutrition” que me vai render uns trocos… :)
Estava então na hora do banhito, de água quentinha, para ir almoçar.
Carne de porco, arroz de feijão, batata frita, salada, sopa de peixe, arroz doce, pão e bebidas… ai ai que já tinha alguma fome… :)
Mas que belo almoço, estava óptimo.
Compreendo que possa haver algum descontentamento para aqueles que tiveram furos e não puderam continuar, pois se tivesse acontecido a mim também ficaria triste e chateada…
Mas, quanto a mim que fui uma sortuda nesse aspecto, gostei muito de tudo e só me resta dar os meus parabéns à organização.
Beijocas para todos…
P.S.(Cegonhas do Sado): Vou aceitar o vosso convite, e um dia destes envio-vos um email para ir pedalar convosco. Nessa altura levo a azelha “P” para também conhecer a zona.
P.S.(Azelha”P”): Olha só o que eu descobri sobre uma das anteriores edições desta maratona… lol… Faz-te lembrar alguma coisa??? … :)
... E esta não tinha cordas... :)... vá lá a corrente também era menor... lolol
domingo, 17 de outubro de 2010
Valongo, já lá fui e já de lá vim :)
Hoje, esta azelha (Azelha "P") foi fazer uma incursão á maratona de Valongo. Quando as expectativas não são altas, é fácil supera-las. Recepção VIP, o meu dorsal estava separadinho á minha espera, e foi-me entregue com simpatia e "fair play" :)
Como Azelha que se preze lê bem os regulamentos para saber quando será mandada parar e eu li que seria por volta das 6 horas de prova..dada a condição física desta Azelha, não dava para fazer o percurso, mas sempre seriam umas 6 horas de divertimento... Toca a ultimar os preparativos para 6 horas de pedalada (comidinha que chegue e agua suficiente para parar o menos possível nos abastecimentos).
Partida a horas, percurso bem marcadinho, alguma confusãozita nas primeiras subidas mas nada de inultrapassável.
Pedra com fartura, até já tinha saudades de um percurso assim! Vistas bonitas para a zona:
Monte acima...monte abaixo, ora montada ora pondo um pezinho aqui e ali, la cheguei ao 1º Abastecimento, juntinho ao rio :) Para mim, a melhor zona a nível paisagístico do percurso!
Novamente monte acima.....monte abaixo...estava a gostar do percurso. O que eu gostei desta zona de Pias!
Sinais de transito!?.....ups, mas eu não estou no meio do monte???? onde os acessos são um bocado inacessíveis? Inverto a marcha ou sigo as fitas? Sigo as fitas, que o sinal não seria para mim certamente :)
Fui pedalando...até chegar a divisão, com 3horas e 20 minutos de prova e me dizem que não poderia continuar que o percurso estava fechado por ordem dos comissários! Ora estando eu a participar numa maratona de Lazer, que tinha a ver com comissários e gente pró???? Saltou-me a tampa logo, pois a informação constante no regulamento seria a tal historia das 6 horas acima referida, e não 3:20! A resposta da organização face ao meu protesto, foi tão simples quanto isto: "Fica ao teu critério que eu estou a trabalhar!" Eu lamento que assim tenha sido, mas como nunca me apetece pedalar chateada, decidi vir embora e não querer saber mais daquilo! Entreguei o dorsal a um membro da organização e para mim dei por terminada a participação no evento!
A ideia era vir a pedalar ate Esposende, e assim completaria o tempo de pedalada previsto...só que o João não me deixou, e obrigou-me a vir de carro com ele!
Amanha tenho de ir pedalar o resto para compensar :P
Se eu podia fazer as coisas sem reclamar tanto com as organizações???? Podia mas não era a mesma coisa! :)
Como Azelha que se preze lê bem os regulamentos para saber quando será mandada parar e eu li que seria por volta das 6 horas de prova..dada a condição física desta Azelha, não dava para fazer o percurso, mas sempre seriam umas 6 horas de divertimento... Toca a ultimar os preparativos para 6 horas de pedalada (comidinha que chegue e agua suficiente para parar o menos possível nos abastecimentos).
Partida a horas, percurso bem marcadinho, alguma confusãozita nas primeiras subidas mas nada de inultrapassável.
Pedra com fartura, até já tinha saudades de um percurso assim! Vistas bonitas para a zona:
Monte acima...monte abaixo, ora montada ora pondo um pezinho aqui e ali, la cheguei ao 1º Abastecimento, juntinho ao rio :) Para mim, a melhor zona a nível paisagístico do percurso!
Novamente monte acima.....monte abaixo...estava a gostar do percurso. O que eu gostei desta zona de Pias!
Sinais de transito!?.....ups, mas eu não estou no meio do monte???? onde os acessos são um bocado inacessíveis? Inverto a marcha ou sigo as fitas? Sigo as fitas, que o sinal não seria para mim certamente :)
Fui pedalando...até chegar a divisão, com 3horas e 20 minutos de prova e me dizem que não poderia continuar que o percurso estava fechado por ordem dos comissários! Ora estando eu a participar numa maratona de Lazer, que tinha a ver com comissários e gente pró???? Saltou-me a tampa logo, pois a informação constante no regulamento seria a tal historia das 6 horas acima referida, e não 3:20! A resposta da organização face ao meu protesto, foi tão simples quanto isto: "Fica ao teu critério que eu estou a trabalhar!" Eu lamento que assim tenha sido, mas como nunca me apetece pedalar chateada, decidi vir embora e não querer saber mais daquilo! Entreguei o dorsal a um membro da organização e para mim dei por terminada a participação no evento!
A ideia era vir a pedalar ate Esposende, e assim completaria o tempo de pedalada previsto...só que o João não me deixou, e obrigou-me a vir de carro com ele!
Amanha tenho de ir pedalar o resto para compensar :P
Se eu podia fazer as coisas sem reclamar tanto com as organizações???? Podia mas não era a mesma coisa! :)
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
5 cumes… … A Recuperação…
“Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Após um dia intenso como aquele Domingo, diz a azelha P: “Vamos pedalar pró Gerês azelha PP?...
A azelha PP, ainda dentro da cama quentinha… pensou uns segundos e disse: Podemos ir…
A azelha P por sua vez avisou: mas são praí uns 100 km.
Retorquiu a azelha PP: Não faz mal, com o empeno que apanhei ontem, hoje aguento os 100km e também não tirei um dia de férias para vir passear a bike de carro. Foi então que se lembrou: mas também aquilo não sobe muito… daki até ao Rio Caldo (pontes) é sobe e desce, mas fácil. Depois temos a subida difícil… e é sempre a descer até Barcelos… J…
Bem, sendo assim, e uma vez que o sol se fazia sentir com a temperatura ideal para pedalar…
Ambas as azelhas convencidas que do fim da subida (Rio Caldo/Casa Nova) era sempre a descer até casa… Foi agendada a saída para a uma da tarde…
Preparadas com respectivo reforço de comida (adequado para azelhas)… Gel e barras energéticas… Camelos atestados… Luzes preparadas, caso a coisa ficasse um pouco negra durante o percurso… lolol..
E saímos para pedalar…
Á medida que os kms iam passando começaram a aparecer os primeiros cumes… A paisagem começava a tornar-se indescritível… Um verde claro da natureza a renascer das maldades do homem… Era então que se ouvia a azelha P: azelha PP lá porque és mais leve não te estiques nas subidas…
Passamos por alguns cicloturistas que pedalavam Gerês acima e lá iamos dizendo… Olá… Boa tarde… novamente Olá… mais um boa tarde… e já tristes que ninguém nos respondia dissemos… no próximo falamos em inglês, estes turistas deviam aprender umas palavrinhas em português…
Chegadas a Vila de Bouro … lá estavam mais 5 elementos que aparentemente tinham chegado ao seu destino… Estes sim… cumprimentaram-nos entusiasticamente, ao qual nós retribuímos e continuamos a pedalar serra acima e serra abaixo… Bem, nesta fase era mais serra abaixo…
Olha a carrinha das batatas fritas… dizia a azelha PP, Será que trazem chocolates? Enquanto que a azelha P retorquia, não podemos comer chocolates que eu estou de dieta…
Azelha PP, já chegamos ao Rio Caldo… J Sabes quantos kms já fizemos? 60, disse.
Fogo azelha PP já vamos fazer mais de 100 km…
Foi então que tivemos pensamentos como estes:
“Uma boleia subida acima é que dava jeito”
Não faz mal, azelha P depois desta subida é sempre a descer quase até casa.
Como ninguém nos deu boleia… “Já não há cavalheiros como antigamente…” Duas meninas de perna amostra e ninguém oferecia uma boleia… Buzinar buzinavam eles, mas uma boleia que era bom … “Tá queto” … Tivemos que pedalar cume acima e foi se queríamos chegar a casa…
Nem sequer um transporte alternativo havia... :)
Chegamos ao fim da subida já mais pra lá do que pra cá… uma a queixar-se das costas a outra a queixar-se das pernas…
Já só víamos cumes… Onde está a descida para casa????
O pouco oxigenio no cérebro já dava nisto…
Azelha PP: Olha aqui as vacas também tem cornos grandes.
Azelha P: Mas a culpa é dos bois. Têm a mania de ir com todas.
Gargalhada geral…. O que vale é que era a descer… J
E pá … esta volta Barcelos – Geres – Barcelos é sempre a descer … não percebo onde estão as subidas…
He… he… he…
Já com Braga à vista… diz a azelha P: Mais um gel e ainda subo ao Sameiro…
A azelha PP já só via cumes à frente e ainda faltavam 4 até chegar a casa…
A aventura do dia foi atravessar Braga ás 6 da tarde… por entre carros, autocarros cheios de pressa, motos, camiões e ainda barcos… Foi giro foi… J
Chegadas a casa com 115 kms nas pernas, 20kms/h de média… Pensamos as duas: Fogo mana tamos a começar a pedalar bem… isto foram quanto cumes?... Perdi-lhes a conta, mas no mínimo uns 8 ou 9… :) He! he! he!
domingo, 10 de outubro de 2010
as nossas primeiras 24 horas de BTT!
Com algum custo, eu, azelha "P" la convenci a azelha "PP" a participar-mos nas 24 horas de Famalicão a solo.. A ideia era irmos juntas para não ser uma verdadeira seca, tinha em mente fazer cerca de 150km, 75 num dia, 75 no outro, com uma noite de soninho pelo meio, não parecia dificil, mas não disse nada a outra azelha para não desmotivar, porque ambas sabiamos da forma fisica em que nos encontrava-mos (Má!).
Mal começamos, percebemos logo que não ia ser fácil...parecia que era sempre a subir o percurso, ainda nao tinhamos feito 2km ja estavam as mudanças da azelha "PP" a dar de si, valeu-lhe a assistência mecânica disponibilizada no local do evento. também chegamos depressa a uma conclusão...estávamos a pedalar a ritmos diferentes...ao fim de algumas voltas juntas, decidimos que mais valia pedalar um bocado separadas porque aqui a "je" não sobe como ela...mas bastante mais devagarinho!
Muito pouco importadas com o ultimo e penultimo lugar que ocupamos ate ao anoitecer, la fomos pedalando pedalando, ouvia-se coisas tipo : "ai as minhas costas!" "preciso de gel" "vou ficar empenada!"...e afins..
Paramos para o Jantar, sabiamos que havia bolo, mas nunca mais chegava a hora de o comer e la me fiz ao percurso ja com luzinhas de mineira, para umas voltinhas, a azelha "PP", ficou a descansar, pois ja estava maltratada de uma queda, e tempo havia muito para pedalar.
Bem, passou-me pelos ouvidos qualquer coisa muito mal educada, e PUFF, desconcentrou-me e espalhei-me ao comprido sem perceber muito bem como, era melhor parar um bocado! BOLO, Já havia BOLO, e que bom ele era:) Obrigada querida Carla pelo bolo e pela aletria!
Bolinho na barriga, curativos feitos, banhinho tomado, vamos la dormir ate as 5 e depois vamos as duas fazer azelhices pró percurso:) Dormir???? mas alguem dormiu com aquela festa DJ????
as 4:30 la decidimos ir beber um cafézito e ir pedalar...não sem antes por perfume para sermos umas azelhas bem-cheirosas :)
Qual o nosso espanto!!!! ja não éramos ultima e penúltima...mas sim 1ª e ultima! As duas voltitas que dei a noite deram-me um avançozinho jeitoso:) azelha "PP" toca a pedalar! que chegas ao pódio! E assim foi, eu fartei-me de referir: ai as minhas costas!e limitei-me a manter o 1º e ela pedalou, pedalou, pedalou....e la chegou ao pódio :)
Cansadas como poucas vezes, mas contentes e felizes com a experiência! E tanto uma como outra passamos os 150km!
Beijinhos e abraços
As azelhas andam ai! :)
Ainda sou do tempo....dos dinossauros!
Como uma primeira mensagem, achamos por bem colocar algo sobre nós e sobre a nossa história.
Começamos a pedalar no século passado, na altura em que se andava de sapatilhas normais e calças de ganga a fazer provas, os mais dedicados, la andavam com uns calçoezitos de licra de corrida.
Andávamos em bicicletas de aço, e o que interessava era o divertimento e as experiências novas...
Inicialmente éramos mais competitivas, e gostávamos de ir a provas de XC...
Mas deixamos-nos disso, porque o ambiente mudou e nós mudamos também, é o curso natural da vida :) Agora, mais de 10 anos passados sobre as primeiras pedaladas em BTT, criamos este blog para contar as nossas aventuras e mandar uns bitaites.
Entretanto ja trocamos o aço e o aluminio por metais mais nobres, com componentes mais "fofinhos" :)
beijinhos e abraços
e não se esqueçam, as azelhas andam por ai! :)
Começamos a pedalar no século passado, na altura em que se andava de sapatilhas normais e calças de ganga a fazer provas, os mais dedicados, la andavam com uns calçoezitos de licra de corrida.
Andávamos em bicicletas de aço, e o que interessava era o divertimento e as experiências novas...
Inicialmente éramos mais competitivas, e gostávamos de ir a provas de XC...
Mas deixamos-nos disso, porque o ambiente mudou e nós mudamos também, é o curso natural da vida :) Agora, mais de 10 anos passados sobre as primeiras pedaladas em BTT, criamos este blog para contar as nossas aventuras e mandar uns bitaites.
Entretanto ja trocamos o aço e o aluminio por metais mais nobres, com componentes mais "fofinhos" :)
beijinhos e abraços
e não se esqueçam, as azelhas andam por ai! :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)